Como usar ESLint em projetos com TypeScript e Node.JS

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Como usar ESLint em projetos com TypeScript e Node.JS

Marcos V. Leal

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Você sabe o que são linters? E qual o impacto no seu código?

Ao estudar uma nova linguagem uma das primeiras coisas que procuro entender é: Quais recursos e configurações são necessárias para garantir a padronização de código no projeto.

A definição de um padrão de estilo é uma das coisas indispensáveis para escrita de código limpo.

Este é o primeiro de uma pequena série de 2 artigos sobre ESLint com TypeScript:

  1. Como usar ESLint em projetos com TypeScript e Node.JS;
  2. Como usar Prettier com ESLint e TypeScript no VSCode;

E neste artigo, vou ensiná-lo a configurar o ESLint para uso em projetos com TypeScript e Node.JS.

Continue lendo…

O que é um Linter?

Linting1 trata-se do processo de verificação automática do seu código em busca de erros programáticos e estilísticos. Isso é feito através de ferramentas especializadas, conhecidas como Linters.

Essas ferramentas podem ser softwares, utilitários e bibliotecas, tudo depende da linguagem (ou plataforma) em que está trabalhando.

Porque Linting é importante?

O Linting é fundamental para reduzir erros (nós desenvolvedores cometemos alguns), e melhorar a qualidade geral do seu código.

O uso de ferramentas de lint pode ajudá-lo a acelerar o desenvolvimento e reduzir os custos, localizando erros com antecedência.

Quando falamos de linguagens interpretadas como é o caso do Python e do JavaScript precisamos ainda mais de dessas ferramentas, pois não possuem uma fase de compilação.

Portanto, o uso do lint é bastante eficaz para garantia de estilo consistente e resolução de erros básicos de codificação.

ESLint VS TSLint

E quanto ao TypeScript? É compilado, então porque precisamos de um linter?

O TypeScript não é uma linguagem compilada, na verdade ele é um superset do JavaScript e o processo que ocorre é chamado de transpilação2, não compilação.

O ESLint é um linter JavaScript, assim como os verificadores de outras linguagens, o ESLint realiza a checagem de estilo do seu código com base nas configurações fornecidas.

Como o próprio site descreve, ele é um Pluggable JavaScript linter. Isso significa que além dos comportamentos padrões esperados, a ferramenta pode ser estendida com o uso de plugins.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar do TSLint, equivalente do ESLint para o TypeScript.

No final do ano passado (2019), a equipe responsável pelo TSLint decidiu descontinuar o desenvolvimento da solução, existem diversos motivos para isso, como explicado neste artigo.

Um dos principais motivos é que o ESLint já existe e chegou ao ponto de haver muita coisa duplicada entre as duas ferramentas, que por sinal possuem o mesmo objetivo.

Não é de se assustar que no futuro, a visão é de um mundo em que desenvolvedores JavaScript e TypeScript estejam cada vez mais juntos.

Devido a toda a extensibilidade fornecida pelo ESLint, podemos utilizá-lo nos projetos TypeScript com a adição de alguns plugins.

Chega de papo e vamos à configuração…

Instalação e Configuração

Vamos partir do pressuposto que você já tem um projeto TypeScript inicial com o tsconfig.json.

Dito isso, no seu terminal na pasta do projeto execute os passos abaixo.

npm install --save-dev eslint @typescript-eslint/parser @typescript-eslint/eslint-plugin

O comando acima adiciona 3 dependências de desenvolvimento:

  • eslint: Biblioteca principal de lint;
  • @typescript-eslint/parser: O analisador que permitirá que o ESLint conheça o código TypeScript;
  • @typescript-eslint/eslint-plugin: Um plug-in que contém várias regras ESLint específicas do TypeScript;

Depois de adicionar as dependências necessárias, precisamos criar o arquivo de configuração do ESLint, para isso crie o arquivo no diretório raiz do projeto e dê a ele o nome de .eslintrc.js.

module.exports = {
  root: true,
  parser: '@typescript-eslint/parser', // Especifica o analisador ESLint
  parserOptions: {
    ecmaVersion: 2020, // Permite a análise de recursos modernos do ECMAScript
    sourceType: 'module', // Permite o uso de imports
  },
  env: {
    es6: true,
    node: true,
  },
  plugins: ['@typescript-eslint'],
  extends: [
    'eslint:recommended',
    'plugin:@typescript-eslint/eslint-recommended', // Usa as regras recomendadas do @typescript-eslint/eslint-plugin
    'plugin:@typescript-eslint/recommended', // Usa as regras recomendadas do @typescript-eslint/eslint-plugin
  ],
  globals: {
    Atomics: 'readonly',
    SharedArrayBuffer: 'readonly',
  },
  rules: {},
};

Este arquivo suporta outros formatos como JSON, YAML e até uma chave eslintConfig no arquivo package.json, mas eu gosto de usar o .js.

Além disso é possível adicionar outras ferramentas ao nosso setup, como o Prettier por exemplo.

Falo sobre isso no próximo artigo dessa série 😉

Ignorando arquivos

Que é uma ótima prática ter uma ferramenta de lint configurada já sabemos, mas nem todos os arquivos devem ser visitados por ela, como por exemplo node_modules, scripts (local que pode conter arquivos .sh) e a pasta de distribuição final.

Para isso, crie um arquivo na raiz do projeto com o nome .eslintignore. Esse arquivo possui a mesma sintaxe do .gitignore, logo você não deverá ter problemas para adequá-lo às suas necessidades.

Podemos começar com:

dist # Isso depende de como o tsconfig.json está configurado em compilerOptions.outDir
scripts
node_modules

Adicionando um script lint

Até aqui concluímos o setup inicial para suporte do ESLint em noso projeto TypeScript, mas ainda falta um passo muito importante: Criar o script de lint no package.json para facilitar o uso.

Abra o seu package.json e dentro da chave scripts, crie um novo chamado de lint (você pode dar o nome que quiser). Ao final, será algo como:

{
  "scripts": {
    //...
    "lint": "eslint . --ext .ts,.js",
    //...
  }
}

Este script executa a verificação de lint nos arquivos .ts e também nos .js. Mas porque isso? É muito comum ter no projeto outros arquivos de configuração com JavaScript, por exemplo, PM2, Prettier, etc.

Aqui estamos apenas nos certificando estabelecer nosso padrão em qualquer arquivo JavaScript ou TypeScript que tenhamos no projeto.

Lembra-se das linhas abaixo no .eslintrc.js?

// ...
'eslint:recommended',
'plugin:@typescript-eslint/eslint-recommended',
'plugin:@typescript-eslint/recommended',
// ...

Essas linhas habilitam a verificação para JavaScript com eslint:recommended e também para TypeScript através dos plugins.

Vamos experimentar?

Execute no seu terminal o comando:

npm run lint

Com isso, todo o seu código passará por análise de estilo e de padrão, e caso não atenda à alguma regra será reportado o erro no terminal.

Para conhecer a opções fornecidas pela CLI do ESLint, consulte a documentação oficial.

Regras

Como mencionado anteriormente, o ESLint é extensível e facilmente customizável. Então, caso as regras recomendadas não atendam ao padrão utilizado pela sua equipe, você pode adicionar cada uma das regras manualmente conforme demandado.

Observe a chave rules no arquivo .eslintrc.js. Aqui temos uma grande variedade de possibilidades, para conferir a relação completa visite o site oficial.

Conclusão

Eu simplesmente adoro o ESLint, ele traz toda a credibilidade de uma ferramenta de lint robusta e toda a flexibilidade necessária para adequação aos diversos padrões de equipes.

Certamente, em 2020 podemos dedicar tempo conhecendo melhor a ferramenta, e continuarei procurando no ESLint a solução para todas as minhas necessidades de lint para TypeScript e JavaScript.

No próximo artigo dessa série vamos discutir como adicionar ainda mais poder ao nosso projeto para estilo de código com ESLint e Prettier.

E você, como tem utilizado lint em seus projetos TypeScript? Diga nos comentários.

Gostou desse artigo? Compartilhe com aquele amigo que pode estar precisando entender melhor o assunto.

Um forte abraço e até a próxima. 😃

Referências:


  1. O termo vem originalmente de um utilitário Unix para C.
  2. Transpilação é o processo realizado para transformar código de uma linguagem em código de outra linguagem, neste caso de TypeScript para JavaScript.

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